Arquiteturas Film Festival exibe 90 filmes - TVI

Arquiteturas Film Festival exibe 90 filmes

CINEMA

Festival Internacional de Cinema e Arquitetura vai regressar a Lisboa entre 24 e 28 de setembro

O Arquiteturas Film Festival Lisboa ¿ Festival Internacional de Cinema e Arquitetura vai regressar à capital entre 24 e 28 de setembro em segunda edição com 90 filmes, 35 em competição, anunciou hoje a organização.

O certame dedicado à arquitetura no cinema vai abrir com a estreia absoluta em Portugal do filme «Cathedrals of Culture», um projeto 3D concebido por seis realizadores diferentes, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen.

As sessões vão decorrer no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, ambos em Lisboa.

«Não há Cinema sem Arquiteturas» é o lema deste festival que, segundo a organização, tem como objetivo «abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitetura e o cinema», e ainda fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes abordam.

O júri internacional será composto por criadores ligados às artes visuais e à arquitetura, nomeadamente Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes.

A par do programa de exibição de filmes, estão previstas atividades paralelas como workshops de cinema com a realizadora Merve Bedir, de marketing, com a empresa Creative Minds, de arte digital, com o atelier de arquitetura português Digitalab e russo Branchpoint Project, e um especial para crianças com o atelier Latitudes.

Haverá ainda uma masterclass com o coletivo italiano Zimmerfei, acompanhado de uma retrospetiva dos seus filmes, e sessões de conversas entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande.

Os prémios do festival serão entregues na sessão de encerramento, no dia 28 de setembro, às 22:00, no Cinema City Alvalade.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE